******
Blog HQTMJ: Dois Anos se passaram desde quando você lançou a Turma da Mônica Jovem, mas, há quanto tempo você veio planejando em criar a Turma Jovem?
Mauricio: O projeto é de uns cinco anos antes do lançamento. Originalmente não seria em estilo mangá. Mas quando criamos os personagens Tikara e Keika para a comemoração dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, resolvemos fazer esse estilo “mangá caboclo” para a Turma da Mônica Jovem.Blog HQTMJ: A Edição zero da Turma da Mônica Jovem eu ganhei da minha professora, porque ela disse que se eu fizesse a sala ficar quieta ela me dava, depois de muito esforço eu consegui, mas, sobre a edição zero que hoje é raridade, a história foi escrita por você mesmo ou precisou da ajuda de alguém?
Mauricio: Temos um time de roteiristas de primeira linha que trabalha conforme minhas idéias. Tudo é feito em equipe. A criação gráfica foi realizada por mim e a minha esposa e diretora de arte do estúdio, Alice Takeda.Blog HQTMJ: Depois que eu ganhei a edição zero a minha escola fez excursão para a Bienal do Livro, justo no dia em que você estava lançando a Turma da Mônica Jovem (pura coincidência), era muita gente lá, e eu te pergunto como você se sentiu em ver o tamanho de pessoas que estavam lá para prestigiar esse lançamento?
Mauricio: Sempre me preparo para as Bienais de Livro como uma maratona. Como a visitação é grande, as filas são maiores do que o usual em lançamentos de livrarias. São cerca de 4 a 7 horas onde tenho que atender à todos como se fossem os primeiros da fila. Vale à pena.Blog HQTMJ: A Turma da Mônica Jovem, ainda não está completa em relação à turma da Mônica, pude reparar que ainda faltam personagens na versão jovem como o Fabinho boa pinta... Ronaldinho... e outros secundários que garantiram história na turma tradicional. Há possibilidades de eles aparecerem? Quando?
Mauricio: Sempre há possibilidade. E aos poucos vamos incluindo os que se encaixam nessa estrutura. Mas se o público leitor insistir para a entrada de algum personagem, procuramos atender.Blog HQTMJ: Muitas pessoas tem comentado no blog HQTMJ e em outras redes sociais do blog, a respeito do Chico Bento Jovem, e eu pergunto..., como vão os planos para a criação dele?
Mauricio: Espero lançar nesse ano ainda o Chico Bento Moço. Terá uma revista própria e tratará de assuntos ecológicos. Ele não irá para a cidade grande como muitos que trabalham na roça o fazem. Ficará onde sempre viveu.Blog HQTMJ: Agora vamos falar um pouco da sua vida pessoal, assim como eu falei da minha agora há pouco (risos), mas, em torno dos seus 50 anos de carreira você já deu mais de 50 entrevistas, e eu gostaria que o senhor falasse em que ano foi a sua primeira entrevista para a mídia?
Mauricio: Nem me lembro. Mas como comecei a publicar em um jornal de destaque que era a Folha da Manhã ( atual Folha de S.Paulo) é onde devo ter dado minha primeira entrevista.Blog HQTMJ: Maurício a maioria sabe que você criou seus personagens como adaptação dos seus filhos, como é o caso da Mônica, Magali, Do Contra... e eu gostaria de perguntar, todos os seus filhos foram adaptados para os quadrinhos?
Mauricio: Ainda não. Tenho dez filhos e apenas o Marcelinho, que é meu caçula de 12 anos, ainda não virou personagem. Estou negociando com ele para ser um personagem preocupado com os gastos demasiados no consumo. Como ele é.Blog HQTMJ: Retomando a falar de sua vida profissional, há planos para novos personagens na Turma da Mônica? E na Turma Jovem? Quer Saber a resposta? amanhã... tem a segunda e última parte dessa entrevista não perca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário